quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TRANSPORTE ALTERNATIVO... A QUEM NÃO INTERESSA.

     O noticiário de hoje despertou meus poucos neurônios ao divulgar que uma nova fábrica de carros vai se instalar no Brasil. Com ares de festa e com muito orgulho, uma vez que o Brasil é o primeiro país fora da Europa onde a fábrica será instalada, a noticia foi recebida por alguns como se fosse algo realmente benéfico ao país e ao mundo. Mas, ao meu ver, só o fabricante da marca teria motivos pra festejar, uma vez que a comunidade européia, em geral, está numa corrida em busca de fontes de energias limpas e, por consequência, incentivando cada vez mais meios de transportes alternativos e coletivos.
     Na contra-mão, o Brasil tem estimulado cada vez mais o uso de automóveis com insenção de IPI, ampliação de créditos e financiamentos, sem demonstrar preocupação alguma com o que tal atitude irá acarretar. E já temos mostra disso todos os dias, seja na poluição atmosférica, nas grandes cidades principalmente, seja nos engarrafamentos causados pelo número cada vez maior de carros em circulação ou mesmo no crescente número de acidentes de trânsito, cujas estatísticas são alarmantes e sem previsão de retrocesso pois o Estado não tem capacidade de controlar esta imensa frota e nem a conduta de seus motoristas. Tão pouco de aplicar as devidas punições a motoristas infratores, com o rigor e a seriedade que o assunto requer, enquanto a vistoria, que teria por objetivo impedir que veículos sem condições de trafegar fossem tirados do trânsito, parece ser mais uma fonte exclusíva de pagamento de propinas do que uma maneira de controle.
     Com foco voltado à arrecadação de impostostos, muito mais do que do que tendo como objetivo o real bem estar da população, políticas de trânsito alternativo ficam por conta, na maioria das vezes, de alguma ong ou mesmo pequenos grupos que se organízam em busca de soluções para diminuir o caos, uma vez que estas alternativas não geram ao Estado o volume de impostos que é arrecadado com o modelo atual. Um bom exemplo é a falta de incentívos por parte do Poder Público ao uso de bicicletas que, além de ser um meio de transporte barato, tanto na aquisição quanto na manutenção, não causa poluição e contribui de maneira direta ao bem estar e à saúde de seus usuários. Mesmo assim o número de ciclovias é ínfimo e, na maioria das vezes, situa-se em pontos turísticos e não onde realmente serviría como auxílio para diminuição do caótico trânsito urbano.
     Nota-se que não há interesse algum em mudar a mentalidade das pessoas para que o meio de transporte deixe de ser uma demostração de "status" ou realização profissional e passe a ser visto como facilitador do cotidiano fazendo com que cada vez mais modelos sejam lançados, cada vez mais caros e, portanto, gerando cada vez mais arrecadação de impostos.
     Faço um cálculo rápido e o resultado que alcanço é : Multiplicando-se o número de carros introduzidos no trânsito diáriamente ao valor cobrado por eles, mais o gasto com impostos e taxas de documentação e pedágios e mais o imposto gerado com o combustível, quanto mais trânsito, maior é o consumo. Chego à conclusão que entupir o mercado e as ruas de carros é um ''negócio da China'' para um governo que não está nem ai para o meio ambiente e muito menos para a população, o que deveria ser prioridade no compromisso de qualquer dirigente de Estado.
     Infelizmente ou ''FELIZMENTE'', hoje consigo fazer parte do pequeno grupo que não precisa fazer do automóvel um bem de consumo necessário no meu dia-a-dia.
     Às vezes, é preciso rever alguns conceitos e levarmos em consideração que pequenas mudanças de hábitos podem proporcionar uma melhor qualidade de vida e que o Planeta, sua saúde e se bolso agradecem...

      by  BETO VALLE



EDUCAÇÃO ''NA VEIA''

     '' Na veia ''... Graças a globalização, afinal, alguém tem que ser responsabilizado, este termo tem percorrido vários aspectos do cotidiano nos mais diversos contextos: ''Futebol na veia'', ''Rock&Roll na veia'', ''Surf na veia'', NA VEIA DA VÉIA.... Opa!! Agora tem que parar um pouco e rever todos os conceitos... Não é piada não... É triste e real.... Da maneira como vem sido tratado o ensino no Brasil, pelos estudantes, educadores, sociedade de um modo geral e, principalmente, as autoridades de ensino e política educacional, o despreparo e desqualificação profissional está se transformando no maior problema do Brasil e isso irá se refletir em todos os setores da vida de um modo geral.
     Erros grotescos vem ocorrendo nas mais diversas áreas de atuação profissional, frequentemente por má formação. Presentes na construção civil, na área jurídica e em diversas outras, as mais recentes ocorreram na área de saúde e por isso o maior destaque. Ao contrário do que o poder público tem demonstrado, uma vez que é o maior bem que podemos ter; ''SAUDE''.
     Procura-se determinar um culpado ou culpados, mas se analisarmos, nem tão profundamente, veremos que o problema nos remete à formaçao desde o ensino fundamental básico, onde não é oferecido ao aluno meios de uma compreensão e aproveitamento do conteúdo de ensino e seu desenvolvimento intelectual é limitado em todos os aspectos, levando a um baixo nível de capacitação futura.
     Ao chegar ao ensino médio e posteriormente à profissionalização, sua capacidade de interpretação e de raciocínio faz com que se nivele para baixo, tanto o aprofundamento do teor acadêmico, quanto de linguística. Decorrente disso, vemos uma banalização cada vez maior da importância na execução ou prestação de algum serviço, ou mesmo no exercício de algumas profissões. Repórteres que não dão importância à gramática, profissionais da saúde que não dão a devida atenção à vida alheia, engenheiros e construtores que desprezam cálculos precisos e regras teóricas e por ai à fora.
     Se uma atitude urgente não for tomada, vislumbro um futuro cada vez mais sombrio, uma vez que já são comuns cenas de vandalismos em escolas e agressões diversas a educadores por parte de alunos e seus familiares, e que nada é feito de concreto para que a escola ofereça atrativos reais aos seus alunos e que estabelecimentos de ensino em geral tenha maior comprometimento na qualidade dos seus formandos.
     Quanto à sociedade, cabe descruzar os braços e exigir das autoridades uma atitude imediata para fazer com que um ensino de qualidade e ao acalce de todos seja realmente oferecido e que a educação seja tratada como um assunto de extrema importância, pois um povo sem educação não é capaz de acompanhar a evolução e esta fadado à extinção...

     by  BETO VALLE

sábado, 13 de outubro de 2012

COMEMORAÇÕES... MAIS UM FAZ DE CONTAS

     Feriado prolongado... Sexta-feira comemoração do dia de Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil e, de quebra, Dia das Crianças e na segunda-feira comemoração do Dia dos Professores.
     Na tradução simultânea das minhas interpretações medianas dos fatos, logo penso em proteção absoluta, alegria e esperança de crescimento cultural e, portanto, social...
     Como hábito diário, começo meu dia com uma breve passada pelas notícias e, logo de cara, já fico "de cara'' e sou obrigado a reconhecer que superestimei minha capacidade de interpretar os fatos...
     Notícias do ''Dia das Crianças''... '' Bebê de um mês tem braço amputado após gangrena por imperícia médica''... e a missa da senhora que ''tomou sopa pela veia'' ainda nem foi celebrada... ''Criança'' de 15 anos confessa ter abusado sexualmente e assassinado um menino de 3 anos que estava desaparecido''... Tudo regado a muito tiroteio e mortes de policiais e membros da maior facção criminosa do país - que, do jeito que as coisas estão se desencadeando, em breve terão fundo de garantia, férias proporcionais e décimo terceiro, e todos os direitos reconhecidos pelo Estado. Já se configura uma guerrilha urbana não reconhecida apenas pelos orgãos públicos.
     Fica evidente que o contraste entre o ''Crime Organizado'' e a total desorganização do Poder Público é enorme, o que leva a mais e mais notícias de furtos, assaltos, sequestros relâmpagos, explosões de caixas eletrônicos já sem a tal tinta ''PINK'' ( SÓ PODE TER SIDO PIADA) e todo tipo de delitos e crimes que se multiplicam a cada dia diante de nossos olhos e que o DESORGANIZADO PODER PÚBLICO E GOVERNANTES HIPÓCRITAS insistem em justificar e camuflar sua real dimensão.
     Diante de tamanha falta de segurança, acho que nem Nossa Senhora ira dar conta de atender meu pedido... Ainda mais com a liberação de mais presos condenados que beneficiados pela saida premiada por bom comportamento. Não entendo a idéia de alguém condenado e que está pagando pelo seu erro, ser premiado pelo fato de estar pagando pelo que fez... Êta jeito bizarro de avaliar direitos... A obrigação do preso é ter boa conduta e não um motivo pra ser premiado... Além de bizarras, nossas leis são ridículas! Os que foram condenados a mais de 8 anos de detenção (deve ser classificação de delitos leves, pois penas de até 4 anos são convertidas em serviços prestados à sociedade...) vão passar uma semana em casa. Já se  calcula que 5 a 6% desses presos não retornam para cumprir o restante de suas penas. Irão aumentar as fileiras desse verdadeiro exército de bandidos que está dominando os acontecimentos do cotidiano brasileiro.
     Meu limite se esgota ao ver um rapaz que, mal saído da infância e preso por ter matado a namorada grávida de 4 meses, declara-se com um sujeito de ''atitude'' e que a pessoa de ''atitude vai lá e faz''.
     Tomo minha atitude e desligo o noticiário, sabendo que segunda-feira, em mais uma comeração das mais justificadas, ao meu ver, vou novamente ser agraciado com mais uma chuva de notícias escabrosas que irão mostrar mais uma vez que a pedra fundamental para a evolução de uma sociedade que deseja ter princípios e justiça social ainda não tem seu reconhecimento devido e não passa de um feriado como outro qualquer...
Só me resta entao desejar muita alegria e esperança à todas as crianças, até que comecem a ter consciência deste cenário em que nada faz muito sentido, desejar muita força e parabenizar àqueles que tem a ingrata missão de educar e pedir com toda fé que puder ter que Nossa Senhora olhe por nós...

domingo, 7 de outubro de 2012

POLÍTICAMENTE INCORRETO

     Outubro, ano 2012, pra ser mais exato dia 7.
     Programa de Domingão... Eleições municipais... Definitivamente, exercer a tal cidadania não é das mais fáceis tarefas do camarada...
     Já tem início a odisséia no caminho para a votação. As ruas repletas daqueles ''santinhos de propaganda'', pisoteados e a cada passo mais e mais misturado com restos de alimentos e bebidas, formando aquele tapete escorregadio e gosmento. E, pra melhorar este caldo, aquela garoa abençoada que não podia deixar de aparecer bem no meio do percurso... Ao final deste tapete, encontro uma multidão aglomerada já levantando suas vozes na cobrança de pontualidade, que não ocorreu, e quando finalmente abrem-se as porteiras, aquele tradicional avalanche onde nem velho, mulheres grávidas, criança ou deficientes físicos são poupados. E salve-se quem puder! A multidão, em meio àquele burburinho ensurdecedor, vagueia em todas as direções atrás de suas sessões. As pessoas tentam posicionar-se em fila, difícil de ser mantida, pois em meio a confusão generalizada que se institui, varios ''espertos'' furam lugares aos montes...
     Mesmo entre os 10 ou 15 primeiros da fila, demoro mais de uma hora para entrar na sessão, onde aquele ritual dos mesários tem início: um digita o número do eleitor... Em seguida, um  segundo mesário, que munido de sua reguinha de plástico, numa eficiência de dar sono em zumbí, destaca o comprovante de votação enquanto um terceiro mesário faz seu papel de estátua humana... Por sinal muito bem representado... Nem o olho piscava... E finalmente o tecla, confirma  e piiiii...
     No caminho de volta, não consigo deixar de observar uma certa euforia em demonstrações de missão cumprida que alguns cheios de orgulho ostentavam...
     Será que ser obrigado a escolher entre esses candidatos que aí estão, com promessas cada vez mais bizarras é o mesmo que exercer nossa cidadania? Tenho lá minhas dúvidas...
     Acredito que para cuidar da administração de uma cidade, a pessoa tem que apresentar alguma formação que a credencie e a torne apta para exercer tal função... No caso das finanças, creio que deveria ser cuidada por um economista, a saúde por doutores na área e assim por diante...
     Para qualquer emprego ou cargo que comumente nós almejemos, temos que preencher este tipo de requisítos... Na política vale tudo... Viva a democracia tupiniquim!!!
     Tanto faz a pessoa ter estudado ou não, procurar estar informado dos acontecimentos ou ser um completo alienado, o peso do voto é o mesmo...
     Permite-se o acesso às urnas de adolescentes a partir dos dezesseis anos, pois já tem discernimento nas suas escolhas, os mesmos dezesseis que os tornam incapacitados de responder criminalmente pela escolha de ser mais um bandido... Mas isso de nada importa, o importante é mais um voto a ser angareado...
     Como não me enquadro nesse perfíl de torcedor de peleja, ao contrário das muitas cabeças erguidas com aquele orgulho de exercer sua ''liberdade'' através do voto eletrônico, piriririii..., baixo minha cabeça e tristemente sigo meu caminho com a certeza de que mais uma vez, ainda não foi a vez....
     Temos muito ainda para aprender até que possamos ser POLÍTICAMENTE CORRETOS na própria essência da palavra...


       by   BETO VALLE

MEIO PREOCUPADO

Tenho andado meio preocupado
Com as coisas que vem me cercar
Noite, jogos, dinheiro e garotas
Bebidas no balcao de um bar

E de repente
Eu esbarro em uma confusao

Nao tenho o minimo orgulho
Me entrego sem nenhum pudor
Eu nao tenho tempo à perder
Me rendo por qualquer emoçao
E as vezes por nao ter opçao
Eu mando se foder

Tenho andado um pouco confuso
Insistem em nao me dar valor
Dentro deste sutíl labirinto
O medo as vezes pode ser sedutor

E de repente
Eu esbarro em uma confusão

Nao tenho o mínimo ogulho
Me entrego sem nenhum pudor
Eu não tenho tempo a perder
Me rendo a qualquer sensação
E às vezes mesmo tendo opção
Eu mando se foder


      by  BETO VALLE
  (Poema de Beto Valle, musicado por Ricardo Rocha Moreira , anos 90)

AS BRUXAS E O HALLOWEEN

     Com a chegada do mês de Outubro, da-se início aos preparatívos para as ''Festas de Halloween'' , comemoradas no dia 31, mais conhecidas no Brasil como comemorações do ''Dia das Bruxas''.
     Comemoração de origem Anglo-Saxonica, marca o final do verão no calendário Celta, quando se cultuava os mortos que  tinham passado a habitar um plano de felicidade plena.
     De caráter pagão, chega aos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses e, a partir de então, se espalha pelo mundo, já no formato de uma comemoração onde a diversão e as brincadeiras são suas principais características, assim como a frase ''DOCES OU TRAVESSURAS'' é o cartão de visita de crianças fantasiadas, em geral com figuras extraidas dos filmes de terror e contos macabros, que vão de casa em casa batendo à porta em busca dos tão desejados doces e guloseimas. Os moradores, que também entram no clima de comemoração distribuem em troca de tranquilidade para alegria dos pequenos. Muitos chegam inclusive a decorar seus jardins com figuras bizarras, como por exemplo a tradicional lanterna ''Cabeça de Abóbora'' e enfeites do gênero.
     A cada ano esta data vem sendo comemorada em diversos paises e, pelo seu espirito alegre, faz com que sua difusão venha crescendo .
     Ao falarmos em bruxas, logo nos vem a imaginação a figura de uma velha senhora bem enrugada e meio corcunda, cabelos ressequidos e esbranquiçados em desalinho, com um enorme nariz e verruga no queixo, dona de uma risada estridente e maquiavélica, que ganha os céus montada em sua vassoura mágica. Tinha como seus fiéis companheiros animais como por exemplo corvos, cobras. Porém, o mais comum é um gato de pelagem toda preta, que tem o poder da fala e olhar hipnotizante e que, segundo a lenda, tem seu corpo habitado por espíritos guadiões, que teriam a função de preservar a arte das bruxas.
     Com a popularização da imagem e histórias sobre bruxas e magias, essa imagem hoje tem os mais diferentes perfís, podendo ser associada ao bem e, potanto, a uma imagem mais leve e certas vezes cheias de beleza e até um certo glamour. Há também a associação com o mal, com aspectos mais voltados ao bizarro e grotesco, e tanto um quanto outro, tem seu espaço garantido em obras de artes em suas mais variadas formas de expressão.
     Esta visão mais branda nada se aproxima da realidade que algumas mulheres, as quais foram tidas como bruxas, tiveram que enfrentar durante a Idade Média.
     Durante a época da Santa Inquisição Católica na Europa, mulheres com o conhecimento da manipulação de ervas medicinais e suas essências que tinham por objetivo a cura para algumas enfermidades e doenças, foram consideradas como praticantes de bruxaria. Como iam de encontro com a visão religiosa vigente, e acusadas de terem feito um pacto com o demônio, eram julgadas de maneira arbitrária e sem direito à defesa e, consideradas culpadas, eram condenadas à morte, o que geralmente ocorria em praça pública onde uma enorme fogueira era montada e nela o corpo das ''bruxas'' ainda vivas eram amarrados. Quando ateavam o fogo, a bruxa queimando na fogueira era uma cena assistida pelos moradores locais num clima de satiafação por estarem protegendo suas aldeias das influências do mal.

                                                                by BETO VALLE









     O fato é que, há muitos séculos, as bruxas estão presentes no nosso imaginário coletivo e pelo jeito ainda continuarão dando asas à nossa imaginação por muito tempo ainda...






                            Bruxinha na vassoura
                              by Beto Valle

                                                                                                                                                                                                                  

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

INTO MY RHYME

LIVING ON THE OUTSIDE
WITH NO ONE REASON
WE LIKE TO RUNNING SCREAMING
THE COLOURS IN HER EYES
HAVE NO ONE FUTURE
AND I'M JUST ONE DREAMER
I WILL PUT A SPEEL ON YOU
SWEET LITTLE HONEY
IF YOU LOOK ON TO MY EYES
'CAUSE YOU CAN NOT BE SAVE
IF NO RESISTENCE
THEN LET YOUR BODY
DANCE IN MY RHYME

YOU MAKE ME SHINE
YOU SHOULD NEVER SAY GOODBEY

CHANGING ALL YOUR LIFE
TO SAVE ONE FEELING
BUT STILL IS NOT CAN BE FREE GIRL
FISICAL SATISFACTION IS WHAT YOU COME SEEKING
EVERYBODY SHOULD HAVE SOMEONE
I'LL DUMP MY SPEEL ON YOU
LITTLE DARLING
IF YOU LOOK INTO MY EYES
'CAUSE YOU CAN NOT BE SAVE
WHEN LOST YOUR FEELING
SO THROW YOUR BODY IN MY RHYME

STILL MAKE ME SHINE
YOU SHOULD NEVER SAY GOODBEY

     by   BETO VALLE
  ( Poema musicado por Beto Valle, início anos 90 )