quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO ''NA VEIA''

     '' Na veia ''... Graças a globalização, afinal, alguém tem que ser responsabilizado, este termo tem percorrido vários aspectos do cotidiano nos mais diversos contextos: ''Futebol na veia'', ''Rock&Roll na veia'', ''Surf na veia'', NA VEIA DA VÉIA.... Opa!! Agora tem que parar um pouco e rever todos os conceitos... Não é piada não... É triste e real.... Da maneira como vem sido tratado o ensino no Brasil, pelos estudantes, educadores, sociedade de um modo geral e, principalmente, as autoridades de ensino e política educacional, o despreparo e desqualificação profissional está se transformando no maior problema do Brasil e isso irá se refletir em todos os setores da vida de um modo geral.
     Erros grotescos vem ocorrendo nas mais diversas áreas de atuação profissional, frequentemente por má formação. Presentes na construção civil, na área jurídica e em diversas outras, as mais recentes ocorreram na área de saúde e por isso o maior destaque. Ao contrário do que o poder público tem demonstrado, uma vez que é o maior bem que podemos ter; ''SAUDE''.
     Procura-se determinar um culpado ou culpados, mas se analisarmos, nem tão profundamente, veremos que o problema nos remete à formaçao desde o ensino fundamental básico, onde não é oferecido ao aluno meios de uma compreensão e aproveitamento do conteúdo de ensino e seu desenvolvimento intelectual é limitado em todos os aspectos, levando a um baixo nível de capacitação futura.
     Ao chegar ao ensino médio e posteriormente à profissionalização, sua capacidade de interpretação e de raciocínio faz com que se nivele para baixo, tanto o aprofundamento do teor acadêmico, quanto de linguística. Decorrente disso, vemos uma banalização cada vez maior da importância na execução ou prestação de algum serviço, ou mesmo no exercício de algumas profissões. Repórteres que não dão importância à gramática, profissionais da saúde que não dão a devida atenção à vida alheia, engenheiros e construtores que desprezam cálculos precisos e regras teóricas e por ai à fora.
     Se uma atitude urgente não for tomada, vislumbro um futuro cada vez mais sombrio, uma vez que já são comuns cenas de vandalismos em escolas e agressões diversas a educadores por parte de alunos e seus familiares, e que nada é feito de concreto para que a escola ofereça atrativos reais aos seus alunos e que estabelecimentos de ensino em geral tenha maior comprometimento na qualidade dos seus formandos.
     Quanto à sociedade, cabe descruzar os braços e exigir das autoridades uma atitude imediata para fazer com que um ensino de qualidade e ao acalce de todos seja realmente oferecido e que a educação seja tratada como um assunto de extrema importância, pois um povo sem educação não é capaz de acompanhar a evolução e esta fadado à extinção...

     by  BETO VALLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário