domingo, 7 de outubro de 2012

AS BRUXAS E O HALLOWEEN

     Com a chegada do mês de Outubro, da-se início aos preparatívos para as ''Festas de Halloween'' , comemoradas no dia 31, mais conhecidas no Brasil como comemorações do ''Dia das Bruxas''.
     Comemoração de origem Anglo-Saxonica, marca o final do verão no calendário Celta, quando se cultuava os mortos que  tinham passado a habitar um plano de felicidade plena.
     De caráter pagão, chega aos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses e, a partir de então, se espalha pelo mundo, já no formato de uma comemoração onde a diversão e as brincadeiras são suas principais características, assim como a frase ''DOCES OU TRAVESSURAS'' é o cartão de visita de crianças fantasiadas, em geral com figuras extraidas dos filmes de terror e contos macabros, que vão de casa em casa batendo à porta em busca dos tão desejados doces e guloseimas. Os moradores, que também entram no clima de comemoração distribuem em troca de tranquilidade para alegria dos pequenos. Muitos chegam inclusive a decorar seus jardins com figuras bizarras, como por exemplo a tradicional lanterna ''Cabeça de Abóbora'' e enfeites do gênero.
     A cada ano esta data vem sendo comemorada em diversos paises e, pelo seu espirito alegre, faz com que sua difusão venha crescendo .
     Ao falarmos em bruxas, logo nos vem a imaginação a figura de uma velha senhora bem enrugada e meio corcunda, cabelos ressequidos e esbranquiçados em desalinho, com um enorme nariz e verruga no queixo, dona de uma risada estridente e maquiavélica, que ganha os céus montada em sua vassoura mágica. Tinha como seus fiéis companheiros animais como por exemplo corvos, cobras. Porém, o mais comum é um gato de pelagem toda preta, que tem o poder da fala e olhar hipnotizante e que, segundo a lenda, tem seu corpo habitado por espíritos guadiões, que teriam a função de preservar a arte das bruxas.
     Com a popularização da imagem e histórias sobre bruxas e magias, essa imagem hoje tem os mais diferentes perfís, podendo ser associada ao bem e, potanto, a uma imagem mais leve e certas vezes cheias de beleza e até um certo glamour. Há também a associação com o mal, com aspectos mais voltados ao bizarro e grotesco, e tanto um quanto outro, tem seu espaço garantido em obras de artes em suas mais variadas formas de expressão.
     Esta visão mais branda nada se aproxima da realidade que algumas mulheres, as quais foram tidas como bruxas, tiveram que enfrentar durante a Idade Média.
     Durante a época da Santa Inquisição Católica na Europa, mulheres com o conhecimento da manipulação de ervas medicinais e suas essências que tinham por objetivo a cura para algumas enfermidades e doenças, foram consideradas como praticantes de bruxaria. Como iam de encontro com a visão religiosa vigente, e acusadas de terem feito um pacto com o demônio, eram julgadas de maneira arbitrária e sem direito à defesa e, consideradas culpadas, eram condenadas à morte, o que geralmente ocorria em praça pública onde uma enorme fogueira era montada e nela o corpo das ''bruxas'' ainda vivas eram amarrados. Quando ateavam o fogo, a bruxa queimando na fogueira era uma cena assistida pelos moradores locais num clima de satiafação por estarem protegendo suas aldeias das influências do mal.

                                                                by BETO VALLE









     O fato é que, há muitos séculos, as bruxas estão presentes no nosso imaginário coletivo e pelo jeito ainda continuarão dando asas à nossa imaginação por muito tempo ainda...






                            Bruxinha na vassoura
                              by Beto Valle

                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário