sábado, 22 de setembro de 2012

ARTE E ARTESANATO DUAS FACES DA MESMA MOEDA

     Arte e Artesanato, duas expressões que se dividem por uma linha tênue e, às vezes, invisível que tendem a causar confusão e opiniões conflitantes, que fazem com que muitas vezes não recebam o valor devido à cada uma delas.
     Por definição, artesanato é a classificação dada à um objeto que pertence à cultura popular e que normalmente é feito em ambito familiar, onde o executor (artesão) possui os meios de produção que envolvem as ferramentas utilizadas e, de forma geral, quando há uma oficína, ela normalmente situa-se na casa do artesão ou, muitas vezes, ela nem existe sendo que o artesão trabalha de maneira improvisada em sua própria casa. Todas as etapas da produção que vai desde a preparação da matéria prima até o acabamento final são realizadas pelo artesão.
     Podemos relacionar como peças artesanais objetos feitos pelo homem desde os primórdios da história humana, uma vez que as primeiras pedras usadas como ferramentas e armas, assim como utensílios domésticos como vasilhas de cerâmica e até mesmo as vestimentas eram feitas desta maneira.
     Com o começo da organização social, algumas pessoas se especializaram na execução de tais objetos e, sem uma formação técnica, formaram uma classe de trabalhadores cujo ofício era a produção de peças feitas à mão de forma artesanal, dando origem à categoria de artesãos.
     É inegável que, com o decorrer do tempo, começam a aparecer as primeiras representações da vida cotidiana usando essas mesmas técnicas. Começa aí a transmissão de idéias, pensamentos e sentimentos expressados em pinturas, objetos e atuações humanas que dão origem à expressão artística, uma vez que não tinha só como objetivo facilitar os afazeres cotidianos mas também transmitir mensagens através da beleza e da emoção.
     Por sua vez a arte, palavra que tem origem da palavra "ars" do latim, significa habilidade, e ai já tem o objetivo claro de transmitir emoções e pensamentos de uma maneira única e singular. Capacidade essa que uma pessoa tem em transmitir sua visão do mundo e fatos ao seu redor através de sua sensibilidade, sendo por meio de diversas formas que vão da disposição em que é colocado determinado objeto, sequência de notas musicais, pronúncia ou entonação da fala, expressão corporal, cores e traços feito sobre qualquer que seja a base, como por exemplo pedra, tecido, madeira ou o que quer que seja entre outras possibilidades infinitas ...
     Com o avanço tecnológico, tais expressões artísticas podem ser apreciadas e sentidas de formas diversas, sejam elas através de imagens transmitidas por video ou capturadas por uma câmera, através de sons, projetos arquitetônicos, design, roupas e muitas outras maneiras que, a cada dia, tendem a se multipicar.
     Embora esteja relacionada com uma época e com a cultura a que se apresenta, a arte sempre se renova e repagína-se buscando formas e influências em épocas passadas bem como imaginando-se épocas futuras. Hoje, com os meios de divulgação em expansão, pode ser difundida com maior facilidade e em tempo real, o que faz com que uma mescla entre as várias vertentes que se interagem e se completam tornem cada vez mais infinitas e completas as possibilidades criativas, fazendo com que elas estejam cada vez mais ao alcance de todos.


                                                                                         by  BETO VALLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário