terça-feira, 25 de setembro de 2012

MAGOS

     Um dos assuntos que, desde o passado mais remoto da história humana, intriga e causa espanto e curiosidade entre os povos, em geral das mais diferentes origens, é a magia.
     Definida como o conhecimento e o poder de manipular as forças ocultas da natureza, e, fazendo uso de conhecimentos da alquimia e da astrologia, a figura do Mago, povoa o pensamento da maioria das pessoas até os dias de hoje, pois é notório que desde a tenra infância temos contato com a narrativa de tais proezas e feitos extraordinários a eles atribuídos, seja através de contos de fadas, obras literárias diversas, obras de ficção, nas telas do cinema e televisão e até mesmo em seitas e cultos religiosos.
     Originalmente, os Magos eram pessoas pertencentes à casta sacerdotal, ou a grupos específicos como químicos,  físicos ou astrólogos. Geralmente usavam vestes escuras ou capas, as quais eram estampadas com motivos celestes, ou seja com estrelas e astros, e era comum o uso de um tipo de chapéu alto com forma de cone.Todo este visual exótico, junto ao fato de que suas demonstrações envolviam a manipulação de substâncias químicas e ações pirotécnicas, geralmente resultavam num espetáculo envolto em fumaça e transformações do estado físico de substâncias materiais. Junto a isso, um toque de clarividência, uma vez que era comum o fato de fazerem previsões sobre o futuro. Causavam admiração, espanto e respeito, mesclados com um certo medo sentido por espectadores e ouvintes de suas narrativas.
     Tido como uma pessoa que dedica-se ao estudo do psíquismo e das leis da natureza, o Mago busca sua elevação interior através de um intenso exercício e disciplina. Só após muitos anos de aprendizado e após atingir uma unidade absoluta, ele começa a praticar seus conhecimentos. Com um linguajar muitas vezes feito por meio de metáforas, suas mensagens geralmente sao de difícil interpretação e entendimento entre as pessaoas comuns.
     Entre seus principais objetivos de busca, destacam-se o domínio da longividade, a obtenção da pedra filosofal e a criação da vida humana de forma artificial.
     Há relatos de sua presença em todas as épocas da história, sendo que no Egito antigo é relatada e reconhecida a presença do primeiro sábio, como eram conhecidos, a transmitir o conhecimento divino e celestial aos humanos por escrito. Seu nome era Hermes Trimesgisto e, segundo sua obra, o homem pode obter a salvação através do conhecimento teórico ou através da prática de rituais.
     Podemos encontrar outro relato da existência de Magos na Biblia Sagrada dos Cristãos, quando, no nascimento do menino Jesus, três Magos (os Três Reis Magos) saíram do Oriente, seguindo uma grande estrela com brilho intenso e trazendo presentes ao recém nascido. Estes presentes denotavam simbolismos: o ouro era a representação da realeza, a mirra representando a pureza e o incenso como representação da fé.
     Atualmente a figura do Mago é popularmente difundida em expressões artísticas e culturais que vão desde os contos de fadas até desenhos de tatuagens e diversas ilustrações de produtos das mais diversas naturezas. Chegam até às telas do cinema onde podemos ve-los em películas como "O Senhor dos Anéis" (Mago Gandal) e Harry Poter (Mago Dumbledore). Porém, o mais conhecido, embora tenha sido reconhecido como um Mago do mundo real, o Mago Merlin está presente em obras que vão de animações de Walt Disney à Excalibur.
                                                       by  BETO VALLE






                   MAGO FEITO EM MASSA EPÓXI
                          ( Parte de trabalho maior)
                                         by BETO VALLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário