Caveiras são usadas com as mais diversas finalidades e podem ser encontradas desde as civilizações mais remotas até os dias atuais, com os mais diferentes significados que variam em virtude da cultura, da época e da maneira como são representadas.
Quando não são coloridas, geralmente o significado pode ter conotações que vão do mais simples como a representação da igualdade humana - uma vez que após a morte todos tem a mesma aparencia - até significados mais sombrios, como usados em bandeiras de navios piratas caribenhos cujo intúito era indicar o perigo que sua tripulação representava ou mesmo em tatuagens usadas por presidiários condenados por homicídio.
Também podem ser observadas como advertência em situações de perigo, como por exemplo em frascos e embalagens de substâncias tóxica e venenos e em redes de alta eletricidade.
Outros significados podem ser observados em grupos específicos, como no caso de clubes de motociclistas. Podem ser representadas acompanhadas de asas e acessórios relativos à esses grupos como capacetes, óculos escuros e outros, onde o intúito é representar igualdade entre seus membros ou mesmo liberdade e, em alguns casos, rebeldia e ousadia entre outros.
Bandas de rock também fazem uso de imagens de caveiras, costume que teve início nos anos 60, usada como uma espécie de simbologia mística, cujo intúito era o de provocar grupos religiosos fanáticos que relacionavam o rock à uma música ligada ao mal ou como coisa demoníaca.
Em países da América Latina, em particular o México, desde os povos indígenas mais antigos, elas são utilizadas para representar a visita que as pessoas mortas fazem aos seus entes queridos na celebração do dia dos mortos, porém diferentemente do sentimento de perda que comumente esta presente nesta data no Brasil, para os mexicanos esta data - 2 de novembro - é motivo de celebração e alegria uma vez que seus entes queridos retornam à terra em forma de espírito para visitar seus descendentes.
Os crânios que antes eram conservados com a finalidade de representar tanto a morte quanto o renascimento, com o passar dos anos, passaram a ser pintados com cores fortes e vibrantes, para que tivessem uma conotação alegre e comemorativa.
ACRÍLICO SOBRE TELA by BETO VALLE
Atualmente, o uso da imagem de caveiras é altamente difundido com os mais diferentes propósitos e estão presentes nos mais diversos setores, que vão desde estampas em vestimentas passando por design de jóias, desenhos de tatuagens artísticas e em objetos variados vistos no cotidiano urbano de diversas cidades mundo a fora, e se apresentam com as mais diferentes formas, meteriais, texturas e cores.
by BETO VALLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário