Entre os seres que fazem parte da mitologia, os dragões estão presentes em diversas culturas, tanto do oriente quanto do ocidente.
Sua simbologia, assim como as formas em que são representados, são as mais diversificadas, podendo apresentar-se como répteis, com corpos semelhantes a lagartos ou cobras com patas, penugens e até mesmo corpos de varios animais mistuados em um corpo só, ou mesmo com mais de uma cabeça. Porém, em todos os casos, são apresentados como criaturas gigantescas e com força monumental. Em alguns casos, são descritos como seres detentores da capacidade em lançar fogos pelas narinas.
Habitavam tanto a terra quanto os mares - e também o céu, no caso das representações deles como seres alados - e seus abrigos eram representados por cavernas. Por serem relacionados aos répteis e tendo, portanto, sangue frio, era onde encontravam o frio e a umidade necessários para que estivessem protegidos e confortáveis.
Isso levava à crença de que protegiam tesouros e riquezas, que eram escondidos nas cavernas, do ataque de ladrões e povos invasores.
No oriente, são associados tanto às energias do bem quanto do mal, podendo representar sabedoria e força; ou feras cujo unico intúito é a destruição. Presentes em relatos desde tempos remotos, algumas culturas acreditavam que eram responsáveis pela criação do mundo e a eles eram também atribuidos diversos feitos como a preservação do planeta e o controle de eventos climáticos.
Na China, é cultuado até os dias atuais, onde é simbolo nacional e ainda preserva a energia ambigua entre bem e mal.
No ocidente, esta ambiguidade também se acha presente. Ao mesmo tempo que em algumas culturas são vistos como deuses, em outras são a representação do demônio e, portanto, inimigos dos povos cristãos. Estao associados ao caos e a destruição, tendo como principais adversários os heróis mitológicos do mundo ocidental e da antiguidade.
Na idade média são comuns relatos de batalhas entre dragões e grandes guerreiros e cavaleiros reais. Embora visto como criaturas bestiais, muitos brasões e estandartes de familias da nobreza tem como emblema a imagem desses seres, com o intuito de transmitir força e poder.
Também no campo da alquimia, os dragões são vistos como a manifestação do ser superior e cada um dos elementos da natureza é representados por diferentes tipos de dragões. Algumas partes de seu corpo e suas particularidades também são conhecidas como detentoras de algum tipo de influência, como o seu sangue, seu coração, seus dentes e até mesmo a capacidade de lançar labaredas de fogo pelas narinas.
ESCULTURA DRAGAO CHINES by BETO VALLE
No mundo moderno, geralmente entre a juventude, a imagem do dragão esta associada à força e ao poder e, quando providos de asas, também passam a idéia de liberdade e rebeldia.
by BETO VALLE
by BETO VALLE
Nenhum comentário:
Postar um comentário